Início do Conteúdo

Lançado o Comitê de Combate à Pandemia da Covid-19 em Ribeirão

Grupo de trabalho vai elaborar documento científico para enfrentamento na cidade
Lançado o Comitê de Combate à Pandemia da Covid-19 em Ribeirão

Na noite desta quarta-feira, 02 de junho, a vereadora Judeti Zilli, do Coletivo Popular (PT), conduziu audiência pública para lançamento do Comitê de Enfrentamento e Combate à Pandemia da Covid-19 em Ribeirão Preto.

O comitê conta com a participação de autoridades representantes de órgãos e entidades, públicas e privadas, e especialistas de diversos setores da área de saúde que serão convidados a participar das reuniões.

“É um comitê plural, suprapartidário que visa discutir com a sociedade vários seguimentos, ações urgentes e necessárias para o nosso município”, disse a vereadora.

Participaram também os vereadores Duda Hidalgo (PT), Sérgio Zerbinato (PSB) e França (PSB), além do professor e médico infectologista Ulysses Strogoff e o professor Domingos Alves, do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Segundo o veículo oficial de comunicação do Ministério da Saúde sobre a situação epidemiológica da Covid-19 no Brasil, o país registrou até o momento 16.720.081 casos da doença, sendo 467.706 óbitos. Em Ribeirão Preto 80.927 testaram positivo, com 2.209 óbitos. Em 2021 a cidade já soma 1.165 mortes, entre elas de uma menina de três anos, segundo o portal G1.

Para a vereadora Duda Hidalgo testagem em massa e vacinação devem ser prioridade da prefeitura, já que a recusa de aquisição de vacinas por parte do Governo Federal no ano passado atrasou o processo de imunização no país.

“Acompanhando a CPI da Covid-19, a gente vê que o Governo Federal pode ter recusado mais de 130 milhões de doses de vacina no Brasil. Precisamos urgentemente que esse comitê funcione e pressione aqui dentro do município para que tenhamos de fato medidas efetivas de combate à pandemia”, afirmou.

Algumas das grandes necessidades neste momento de enfrentamento à crise sanitária mundial são relativas ao subsídio e apoio ao trabalho científico, através de reconhecimento e investimento nas ciências biológicas, tecnologia e inovação.

“Todos os países, estados e cidades que seguiram as orientações da ciência conseguiram enfrentar a Covid de maneira diferenciada em relação aos que acharam que a doença não existe. O Brasil entrou nessa, infelizmente, uma política de negar os fatos”, disse o vereador França.

O professor Ulysses Strogoff lembrou que neste momento há mais de 300 pessoas em estado de UTI em Ribeirão Preto. Para ele isso é reflexo de erros na condução das autoridades à pandemia, que não tomaram medidas claras e inequívocas sobre a doença.

“Apesar do discurso do Governo Estadual de que se basearia pela ciência, isso não aconteceu na prática. As mudanças de fase vermelha para laranja e amarela confundem a população, que acha que a situação está melhorando enquanto estão aumentando o número de leitos, casos e mortes. O Governo Municipal em nada se diferenciou”, afirmou.

O Comitê pretende elaborar um plano de ações e deverá apresentá-lo ao poder público, com indicações a serem adotadas no combate à covid-19 na cidade.

 

Texto: Marco Aurelio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)